Adição de Categorias de Habilitação

Procedimentos para adição de categorias à CNH em São José dos Campos

A Auto Escola em São José dos Campos Império orienta para a adição de categorias à sua Carteira Nacional de Habilitação.

Após obter a sua primeira CNH, você poderá requerer adição de categorias, ou seja, ampliar as possibilidades de veículos que você poderá conduzir, como motos, ônibus, micro ônibus, vans, caminhões ou carretas. Conheça o processo e como podemos auxiliá-lo na adição de categoria em sua carteira de habilitação.

Adição de Categoria – CNH

A Auto Escola em São José dos Campos Império oferece, além dos serviços de primeira habilitação ou habilitação especial, a adição de categorias, sendo adição dos tipos A, C, D e E.

O processo de adição de categoria se assemelha ao de obtenção da primeira CNH, porém, com algumas peculiaridades. É necessário o pagamento de uma taxa junto ao DETRAN, lembrando que você não precisa ir até lá, nós fazemos isso por você. É necessário cópia da CNH atual, realizar os exames médicos e psicotécnicos, também agendados pela Auto Escola, e realizar o pagamento da taxa de adição.

O condutor deverá realizar os exames mesmo que seu último exame ainda esteja válido, deverá também realizar o exame psicotécnico para poder adicionar a opção de trabalhar com o veículo para transportar pessoas ou bens, como taxistas, motoboys, caminhoneiros etc. Os exames serão agendados para até três dias uteis, em clínica escolhida pelo DETRAN, de acordo com a proximidade do domicilio do condutor que solicitou a adição. O horário dos exames é das 8h00 às 17h00, com atendimento por ordem de chegada. O pagamento será efetuado na própria clínica, à vista e em dinheiro. Verifique o preenchimento do formulário pelo médico examinador, se a categoria pretendida é a mesma da categoria permitida no formulário.

Informações Importantes

O condutor com a CNH vencida deve providenciar, primeiramente, sua renovação, e, em seguida, solicitar a adição. Lembre-se de que, mesmo neste caso, será necessário realizar os exames médicos duas vezes, uma para renovação de CNH e outra para a adição de categoria à CNH.

O condutor que residir em outro Estado e deseja obter adição de categoria, deverá, primeiramente, solicitar a transferência da CNH. O procedimento de transferência de CNH só é realizado pelo DETRAN e deve ser solicitado pessoalmente pelo próprio condutor.

Fique Atento

Os condutores que obtiveram suas habilitações anteriormente ao mês de janeiro de 1994, para o Estado de Minas Gerais, e janeiro de 1998 para os demais Estados, deverão realizar o Curso de Atualização para renovação da CNH antes de solicitar a Adição de Categoria. Independente da habilitação se encontrar vencida ou não, porém, quando chegar a data do vencimento da CNH, o condutor não precisará repetir o curso.

O condutor deverá atualizar seu endereço sempre que houver qualquer alteração. Caso tenha mudado de domicilio após obtenção da CNH, procure o DETRAN mais próximo munido de seu comprovante de residência e solicite a atualização.

Curso Prático de Direção

Após estar apto em todos os exames médicos necessários, o condutor deverá realizar 15 horas-aula com duração de 50 minutos cada, que constituem o curso prático de direção que habilitará o condutor à realizar o exame prático oficial. Após cumprir a carga horária, o exame prático será agendado pela Auto Escola, as vias onde serão realizados os exames são escolhidas pelo DETRAN. O exame é realizado no período da manhã. Após a aprovação no exame prático oficial, a nova carteira de habilitação com a categoria deseja será enviada em até sete dias úteis para o endereço informado ao DETRAN, via correios.

Rua Carlos Nunes de Paula, 1102, Jardim Imperial, São José dos Campos – SP, CEP 12246-856

Telefones: (12) 3966-8314 | (12) 98104-4144 | (12) 98186-9228 | (12) 98706-6963 | (12) 98849-3512

© Copyright 2001 – 2018: Auto Escola Império. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Em Taubaté